O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

domingo, 25 de fevereiro de 2024

AFORISMOS E REFLEXÕES BREVES IV

 


Sou o melhor dos convidados. Nunca aceito convites. É como receber presentes. Os presentes podem sair-nos muito caros. 


***


Afirmamos que somos livres. No entanto, a nossa vida é passada a imitar os outros. O livre-arbítrio é uma auto-ilusão. 


***


Marte não tem a cor avermelhada das fotografias que nos mostram. Não é o planeta vermelho. Vão continuar a publicar fotografias avermelhadas de um planeta cinzento como a Lua. Só assim podem despertar o interesse do público e consequente manutenção do investimento para a sua exploração.


***


A fobia mais comum não é a aracnofobia. É o medo inato dos espaços vazios que ficam por baixo dos nossos pés.


***


Neste país hás mais de dez milhões de idiotas e os poucos que o não são, só se distinguem enquanto não se determinarem a curá-los da idiotice. Se o intentarem fazer transformar-se-ão nos maiores idiotas entre os idiotas.


***


Parece existir sempre uma certa esperança num mundo novo, povoado por génios e homens de carácter e honra, mas com o mesmo Q.I. dos actuais idiotas.


***  


As mulheres são caçadoras exímias. Escolhem sempre entre todas as presas possíveis a que mais lhe convém, deixando que a presa se convença que é ela a predadora.


***


A ansiedade é inimiga do tempo psicológico. Quanto mais ansiosos mais tempo demora a acontecer o que queremos que aconteça rapidamente.


***


Quando quero ir à casa de banho e está ocupada, o tempo de espera parece-me uma eternidade, mas quando sou eu que estou lá dentro e alguém quer entrar, o tempo reduz-se a uns meros segundos.


***


Não entendo porque é que a máquina de café demora tanto a aquecer, quando demora um único minuto.


***


O sexo pago sai sempre mais barato do que o grátis.


***


Vivo sozinho e querendo estar só não tenho televisão. Os outros querem viver em família e estão sós em frente às suas televisões.


***


Como disse Thackeray, se queremos usar e abusar do carácter de um homem, não há como um familiar para o fazer. Julgo que é isso que me tem acontecido.


***


Se todos disserem bem de mim, só encontro uma explicação: não tenho carácter.


***


Quando todos aceitarem algo como verdadeiro, a probabilidade de ser falso é muito grande, mesmo muito grande.


***


A cada minuto nasce pelo menos mais um idiota.


***


Entre todas as criaturas do planeta o homem é o mais inteligente, comportando-se como o mais idiota de todos os seres. Parece mostrar-se muito preocupado com as alterações climáticas e com o futuro do planeta, quando cometeu erros que provocaram danos irreversíveis.

E se não houver futuro nenhum?


***


O aquecimento global é sinónimo de capitalismo e o capitalismo neoliberal mais não é do que malogro e tormento.


***


Desloco-me ao bazer chinês. Compro alguns artigos made in China. Não penso em nada.

No caminho para casa, atravessando um pequeno jardim, numa visão súbita, vejo os pobres operários chineses que trabalham doze e mais horas por dia, malnutridos, miseravelmente pagos. Alguns vivem amontoados em barracões nas próprias fábricas em que trabalham, com os seus filhos. Não são assalariados, são escravos, e vejo sangue nos objectos que adquiri, vejo suor e vejo lágrimas.

Mais tarde, já noite avançada entro no casino. Enquanto vagueio pelas mesas de jogo encontro o dono da loja na mesa da roleta com um monte de fichas de valor elevado a apostar desalmadamente.

Pensei devolver os artigos, mas os chineses não aceitam devoluções…


***


Poderá algo que tem como finalidade uma doação desinteressada terminar em nada?


***


A maior conquista do homem é vencer-se a si próprio. Para que tal aconteça terá de saber desprezar o seu ego.


***


O que mais distingue os seres humanos de todos os outros animais são os pés.


***


Só o homem que já morreu pode viver.


***


Nunca vi ninguém tão ignorante como a minha vizinha. Consegue falar de tudo sem nunca acertar com nada. Em bom rigor, é uma enciclopédia paleolítica.


***


Quando ocorre uma qualquer tragédia, só será notícia se o número de vítimas for elevado. Quanto mais longínquo e desconhecido for o país maior terá de ser o número de mortos e feridos ou a devastação. Há canais televisivos que apenas vivem destas calamidades.


***


O amor gratuito pode acabar por ter um preço elevadíssimo.

Mas as melhores coisas da nossa vida são as que fazemos só pelo prazer que nos dão.


***


Procuro sempre ser um verdadeiro gentil-homem, por escassos minutos, com os ignorantes que me rodeiam. Depois, transformo-me numa espada afiada, desfiro um único golpe e afasto-me.

Seria preferível responder com o silêncio, mas ainda não atingi esse estado de sabedoria.


***


Elegância e humor não casam entre si, mas quando casam o humor é aplaudido por todos.


***


A melhor companhia que posso ter é a que se limita a ficar na sala ao lado e não me incomoda com futilidades. Melhor, é a que nem sequer fala para dizer “bom dia”.


***


Hoje, no café, numa mesa de velhotas, não encontrei uma que se dissesse saudável. Nem imaginam a alegria com que falavam das suas doenças e o entusiasmo que colocavam na sua gravidade. Para além disso, todas comiam o que diziam que lhes fazia mal ou que as engordava e quanto mais mal lhes fazia mais comiam e mais vão engordando e adoecendo.


***


Para mim quanto mais simples for uma coisa ou um pensamento, melhor.


***


Os cafés são centros de futilidade. Quando me sento numa mesa com gente superficial vou somando os minutos gastos sem proveito e multiplico-os por 11, o que me dá uma noção do número de pessoas que morreram à fome durante aquele período. Deste modo são cada vez menos os minutos que passo em cafés.


***


Não busques a felicidade. Busca o fim do sofrimento. É feliz quem não procura ser feliz.


***


Em vez de procurares a perfeição, toma consciência dos teus erros e imperfeições.


***


Só aquele que é possuidor de um grande conhecimento sobre uma determinada matéria pode ser sintético. Vi milhares de sentenças de primeira instância estupidamente extensas, com citações doutrinárias e jurisprudenciais tão desnecessárias como a chuva no meio de uma inundação ou um sol abrasador em período de seca. Citações facilitadas pela colagem, cuja lógica ninguém compreende, nem o próprio julgador, verdadeiro papagaio vestido de corvo. 


***


É muito mais fácil escrever um livro longo do que um livro curto.


***


O bom governante é como disse Lao Tsé o que segue atrás do seu povo. Quando caminha à sua frente, quando muito, vê a sombra do seu ego.


***


Depois de tantas leituras e meditações acerca dos mistérios do Universo, de Deus, da vida e da morte, sei hoje o que sabia quando nasci. Talvez menos…


***


Nunca vi Deus. Nunca senti a sua verdadeira presença, parece-me. Mas quando penso que estou com Ele nunca me sinto só. Sinto-me só quando estou no meio do mundo.


***


Aquilo a que chamamos civilização é antes do mais uma sucessão de guerras, genocídios, crimes e miséria.


***


Quando era criança pensava que uma guerra civil era feita pelos vizinhos zangados e mal-encarados da minha rua, uns contra os outros. Só mais tarde é que me apercebi de que uma guerra civil era uma guerra militar.


***


Querendo desculpar-se das guerras que provocam, os líderes políticos definem-nas como a garantia da paz. Estultos, fazer a guerra para viver em paz.


*** 


Na vida impera o sofrimento. Mesmo assim, pena é que seja tão curta.


***


A memória da maioria dos homens não passa de um amontoado de factos que nunca aconteceram. 


***


Nos tempos actuais fazem-se reuniões por tudo e por nada. São feitas por quem não sabe o que há-de fazer e que não quer fazer nada.


***


A criação para ser criação pressupõe a destruição do passado. 


*** 


A melhor poesia é aquela que ninguém compreende, nem o próprio poeta.


***


Dediquei-me à poesia sem me preocupar com o que escrevo, porque não tenho que me preocupar com o dinheiro. 


***


No dia de anos do meu casamento fui para casa mais cedo aguardando uma qualquer surpresa da parte da minha mulher. Fiquei surpreendido por não ter nenhuma surpresa. Tinha-se ido embora.


***


Samuel Johnson terá dito que um segundo casamento é o triunfo da esperança sobre a experiência.

Nesta matéria, entre os meus amigos só conheço um que nunca cometeu o mesmo erro, uma só única vez que fosse. É solteiro.


***


Só consegui ser um bom pai quando aprendi, em certas circunstâncias, a agir como uma boa mãe.


***


Não são só os ricos que são capitalistas. Muitos dos pobres também o são. Todos irão pagar um preço muito elevado, muito mais depressa do que pensam.


***


A tecnologia e a ganância serão os homicidas da humanidade.


***


Sem comentários:

Enviar um comentário