O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

AFORISMOS E REFLEXÕES BREVES I



Esforcei-me durante toda uma vida para alcançar esta loucura. Prefiro viver em recolhimento a permitir que todos estes doidos varridos me privem dela.


***


Aquele que se conhece no mais profundo do seu ser considera-se sempre o maior “pecador” e não encontra em si fundamento que o legitime a julgar os outros.


***


O futuro é um mistério. Queres conhecê-lo? 

- Senta-te, esquece e guarda silêncio.


***


Quando regressarmos ao Um não existirão quaisquer diferenças entre nós. Não haverá “eu” e “tu”, “meu” e “teu”.

Seremos todos deuses.


***


Tenho uma apetência quase doentia pela cultura helénica. Mas algo me desconforta. Não consigo ter uma única ideia que os gregos antigos não tenham expressado.


***


Padeço de uma patologia incurável: A Síndrome da Ignorância Vertiginosa.

Permutaria tudo o que aprendi até hoje em milhares de livros e milhares de horas de meditação, por uma única coisa que desconheço.


***


Sê humilde e compassivo e encontrarás o Reino ainda durante esta vida.


***


Apenas me consigo lembrar com exactidão de um acontecimento na minha vida em que fui realmente compassivo, quase misericordioso.

Junto à minha casa na Serra da Estrela deambulava uma cadela vadia com alguns filhotes muito pequenos. Um deles terá sido atropelado e a mãe deve ter pressentido a sua morte.

Eu sempre tive cães e nesse tempo fazia-me sempre acompanhar por um animal exuberante no porte e no carácter, traçado de serra com pastor belga.

A cadela, deliberadamente, pegou-o amorosamente pelos dentes e foi depositar o filho à minha porta. Quando se afastou, segurei-o cuidadosamente e levei-o para a minha cama sem me preocupar com a sua higiene, sem me preocupar com nada para além dele. Percebi que tinha vários ossos partidos e que sofria atrozmente. Deitei-me ao seu lado e passei a noite a acariciá-lo, aliviando-lhe o sofrimento. Compreendi que estava em paz e que as suas dores tinham diminuído muito.

Na manhã seguinte, o Bebé, como o apelidei desde que o recolhi, estava morto no meu abraço e com ele um pequeno pedaço do meu ser.

É só o que lembro. Todo o resto são imperfeições ou actos que não se revestem de qualquer mérito.


***


Aquele que é humilde, pobre e não julga os outros é o mais rico dos homens.


***


Estamos sempre a tempo de exterminar o homem velho que está em nós, nem que seja no último dia da nossa curta existência ou até na última hora. Mesmo no momento derradeiro…


***


Quando no meio da mundanidade e das suas inúmeras futilidades, é de muito proveito que te faças passar por louco. Isso livrar-te-á dos homens, do seu orgulho e imbecilidade.

Quando um doido diz uma doideira é apenas um doido.

Quando cinco doidos a dizem são cinco doidos.

Mas quando dez milhões dizem doidices, o doido sou eu.


***


Quando era jovem entregava o meu coração a quase toda a gente. Hoje não tenho ninguém a quem o entregar senão ao meu Deus.

A idade afia a espada da confiança e da verdadeira afeição.


***


Vivemos apartados do espírito.

O Pai Alónio do Deserto disse:

“Se o homem quisesse, num só dia, de manhã à noite, alcançaria a medida de Deus.”

Um monge demasiadamente optimista, sem dúvida, mas um monge especial.


***


Tive sempre uma grande admiração pelos meus cães. Senti bastas vezes que os entristecia quando algumas das minhas decisões não eram do seu agrado, mas nunca deixaram de ter por mim um carinho especial, tal como eu tinha por eles.

Não obstante, nunca me julgaram.

Neste particular, os meus cães foram meus mestres e nada me inibe de dizer que são melhores do que todos os homens que encontrei.


***


O trabalhador não tem muitas vezes e principalmente nos países pobres, a liberdade prática de vender ou não vender a sua força de trabalho ao empregador. É uma ilusão que ninguém quer desvendar. 

O trabalhador não tem escolha: ou vende ou vive uma vida miserável, com fome, sem assistência nem dinheiro para se tratar, acabando por morrer de fome ou doença.

E a isto chama-se liberdade.


***


Apesar de tudo, a fé tem um poder indescritível.

Um dia deram a notícia a um monge do deserto que o seu pai havia falecido. Respondeu indignado:

“Para de blasfemar! O meu pai é imortal.”


***


Lembro-me de pelos meus dezassete anos ter lido uma história do mundo. Ainda ia a meio e já estava cansado de tanta intriga, vícios da humanidade e principalmente de guerras. A história era uma sucessão quase ininterrupta de guerras. Fiquei com a mesma noção de Toynbee, de que a história é uma porcaria atrás da outra, da fisga à bomba atómica.


***


Compreendemos a nossa existência actual olhando para trás, mas para viver temos de olhar o “agora” em frente.


***


Um dos sinónimos de “clínico” é eficácia fria e distante.

Eis os nossos ineficazes curas-meninos-da-mamã.


***


Quando entro na urgência de um hospital público tenho a sensação de que todos são iguais enquanto aguardam pela triagem.

A partir daí findou a igualdade e os ideais democráticos são subvertidos.

Lembro-me que num país de faz-de-conta um Presidente da República foi submetido a uma operação. Uma operação corrente e que não inspirava cuidados. Mesmo assim, as conferências de imprensa informativas eram constantes. Um médico gordo e patético dizia aos microfones dos canais televisivos: “Encontra-se de perfeita saúde, em franca recuperação, tendo já pedido o jornal e um café. Está rodeado de todos os cuidados médicos disponíveis, etc.”

Um médico não precisa de afirmar que está a fazer o seu melhor, assim como um juiz que afirmasse em determinado caso, que tinha agido com todo o respeito pela lei. Duvidaria dos dois.  

Máxima diligência para sua excelência enquanto alguns sem-abrigo e outros desgraçados aguardavam a morte nos corredores.


***


Para o iluminado o Universo não é tudo. Para além do Universo, de todos os Universos, em toda a parte, onde há sempre lugar, está Deus, o Deus verdadeiro.


***


A luxúria, a preguiça e a maledicência nunca nos deixarão repousar. É um combate difícil mas necessário aos que querem progredir ainda nesta vida.


***


Neste mundo abundam os idiotas e os teóricos obsoletos.

Não necessitamos de papagaios-teóricos mas de verdadeiros revolucionários se queremos derrubar as injustiças vigentes a que quase todos, interesseiramente, fecham os olhos.


***


Não há maior perda de tempo do que tentar compreender racionalmente os desígnios de Deus.


***


O homem não pode ter sido criado por Deus.

Evoluiu, mal ou bem, mas evoluiu. Mas com tantas imperfeições e sofrimentos não pode ser o resultado da criação de um ser superior e benevolente.


***


A misericórdia é o resultado de um amor intenso que manifestamos pelos que sofrem, tomando compassivamente parte nos seus padecimentos.


***


O homem que se conhece verdadeiramente só encontra imperfeições em si mesmo.


***


Nesta sociedade estupidificada, muitas vezes não são os meios a justificar os fins, mas os meios a justificarem-se a si mesmos.


***


Se a tua língua te atraiçoa quando estás com outros homens, aprende a falar apenas o essencial e quando fores interpelado, fala de modo a que não os ofendas.

Se o não conseguires, afasta-te e opta pela solidão.


***


Há um nervo, quer no homem quer na mulher, que coordena o orgasmo, denominado pudendo.

No Ocidente, segundo estudos recentes, dois terços das mulheres não atingem o orgasmo.

Prova de que não tem orgasmo quem quer, mas quem “pode”.


***


Porque é que os trabalhadores assalariados elegem governos de direita?

Porque é que os governos de direita ou conservadores instituem algumas normas-migalhas que protegem os trabalhadores?


***


Esta sociedade está minada de traficantes de ideias e palavras falsas, que lutam até à exaustão pelas suas patentes e consequentes lucros.


***


A maioria dos teóricos tem o dom de atingir o local de aterragem antes de terem entrado a bordo, abastecido o seu navio e iniciado a viagem.

Dizem o que nunca fizeram, nem nunca hão-de fazer.


***


Os teóricos que se limitam a ensinar e não praticam o que ensinam, bem como os governantes que se limitam a aprender a arte das palavras, são semelhantes a árvores de muita folhagem e nenhum fruto.


***


O portal da Cidade de Deus é a humildade.


***


Mais acções que palavras, mais humildade que acções.


***


Existiu um costume antigo de jurar pelos testículos (Gn.). Daí deriva a palavra testemunhar.

Quem andou pelos tribunais conhece o valor da maioria das testemunhas: são eunucos.


***


Admiro todos os que colocaram e colocam os seus cuidados nas mãos do seu Deus.


***


Existiu um monge no deserto egípcio, que de seu apenas tinha um pequeno Evangelho. Um dia vendeu-o e deu o dinheiro da venda aos pobres, ficando sem nada para além da sua única túnica.

Instado pelo motivo de tal acto por alguns irmãos, respondeu:

“Vendi a própria palavra que me manda vender o que possuo e dar o seu produto aos pobres.” 


***


Quando renasceres não te esqueças que a mentira terá de ser coisa morta.


***


O fim da vida não é a morte, mas tão-somente mais um acidente na eternidade do não-nascido.


***


Não pode existir pureza de coração sem atenção constante.


***


A maior parte dos homens aprende imitando os outros. Tal como nos macacos e noutros seres vivos, o cérebro do que aprende funciona como um espelho onde são projectadas as acções do que é imitado. 

Segundo Joseph Sznajd, a sociedade comporta-se como um íman e nas eleições votamos como o vizinho vota. Não será este um dos maiores problemas da democracia, que não é verdadeiramente democracia? 

Talvez por isso Churchill tenha dito que a democracia era a pior forma de governo, com excepção de todas as outras.


***


Aquele que deseja vingar-se nunca conhecerá o repouso.

A maçã levou Eva à perdição. A maçã é o símbolo do conhecimento e hoje encontramo-la na tampa de alguns computadores.

Desde quando é que um computador ou um papagaio pode ser considerado símbolo do conhecimento ou da sabedoria?


***


Quando amo não procuro ser amado. Só assim, não padecerei nunca da terrível dor do amor e do ódio que daí advém.

Como disse Goethe, se te amo que tens tu a ver com isso?


***


A avareza era vista na Europa medieval e moderna como o pior dos vícios.


***


Quanto mais tesouros acumulares nesta vida, mais sofrerás quando tiveres de partir de mãos vazias.


***


Escrever para vender tem duas facetas terríveis. O escritor ao querer agradar sofre, mas também se alegra quando recebe uma pequena parte do preço do seu padecimento.


***


Quase tudo o que se perde nesta vida pode ser recuperado ou substituído. Mas se perderes o teu tempo, nunca mais o recuperarás.


***


Ser-se cavalheiro exige treino para que se diga o que não se sente agradando a quem não nos agrada ou a quem de nós não se agrada.


***


O burguês tem por natureza valorizar o supérfluo em detrimento do necessário.


***


As coisas simples tornam-se mais complexas aos olhos dos idiotas do que as complicadas. 


***


O profeta é muito mais do que um vidente. É o que no meio da multidão cega denuncia as injustiças e clama contra um modo de vida imoral, instigando-nos a mudar o nosso comportamento, mesmo sabendo que a sua exortação é inglória.


***


O verdadeiro amor só pode ser o gratuito. Mas tal amor tem um preço tão elevado que muito poucos têm condições para o pagar.


***



Sem comentários:

Enviar um comentário