O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

sábado, 17 de janeiro de 2015

CLEMENTE DE ALEXANDRIA - É MAIS FÁCIL SABER O QUE DEUS NÃO É DO QUE AQUILO QUE É




Nasceu por volta do ano 150, provavelmente em Atenas.

Estrómatos é uma obra composta por oito livros, onde trata das doutrinas filosóficas da antiguidade e do cristianismo. Nas sua perspectiva, os cristãos não devem deixar de conhecer a filosofia grega, mas devem saber reconhecer, que esta foi influenciada pelas Sagradas Escrituras que lhe são anteriores. Muitas questões teológicas – v.g. a ascese, a continência, a fé – são abordadas no livro.

No Pedagogo, desfere um ataque frontal ao gnosticismo e demonstra aos fiéis como se devem conduzir, de molde a curarem as suas almas das paixões e vícios.

No Protréptico, exorta a humanidade à conversão ao cristianismo – no Pedagogo dirige-se aos cristãos confirmados –, demonstrando a falsidade dos mitos gregos aos quais contrapõe a verdadeira filosofia, que é a cristã.

O que o homem pode atingir de mais elevado, é indubitavelmente o conhecimento. Mas entre este e a fé, há uma união indissolúvel: não podem subsistir isoladamente. A filosofia é a intermediária entre a fé e o conhecimento.

Deus é o incognoscível e o pensamento é impotente para o atingir. Temos uma maior facilidade em conhecer o que Ele não é do que aquilo que Ele é.
É no Logos que tudo se move, e é o Logos o guia da conduta dos homens.
O Espírito Santo, luz da verdade, está subordinado ao Logos.






Sem comentários:

Enviar um comentário