O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

DEMÓCRITO DE ABDERA - OS MUNDOS SÃO ILIMITADOS E O CRIADOR, SE EXISTIU, É INCOGNOSCÍVEL




Séc. V a.C.

Nasceu em Abdera e foi contemporâneo de Sócrates. Discípulo de Leucipo, terá segundo a tradição viajado muito, estudando inclusivamente com os geómetras do Egipto. Não obstante tenha sido contemporâneo de Sócrates, parece que não travou conhecimento com ele. Conheceu Anaxágoras.

Terá escrito várias obras, mas apenas nos restam poucos fragmentos incidentes sobre a física e a ética, e alguns relativos à educação.

Tudo é composto por átomos. Entre eles, existe o vazio. Estão na origem de todas as coisas. Existem em grandeza e quantidades inumeráveis, movimentando-se num turbilhão – não explica o seu primeiro movimento. Deles geram-se os compostos, o fogo, o ar, a água e a terra. 
Os átomos são divisíveis e a sua divisibilidade é eterna. No entanto, existem átomos que são incorruptíveis – os que constituem o fogo, o ar, a água e a terra.
Contrariamente ao que muitos afirmam, para os atomistas nada parece acontecer por acaso.

Os mundos são ilimitados, uns nascendo e outros morrendo. Apesar de incriados, são perecíveis. Pode acontecer que os mundos tenham sido criados, mas o Criador é incognoscível.

O Ser não deriva do Não-ser, nem a este retorna. Nada pode surgir a partir do que não existe, nem extinguir-se no que não existe.

A felicidade é um estado de repouso e de paz da alma, a qual não se deixa inquietar, quer por superstições quer por afectos. Onde faltar a justiça e a razão, haverá sempre medo da morte.

A alma, composta de átomos, é mortal, extinguindo-se com o corpo. Demócrito pode assim ser tido como materialista.
Pode ser considerado um cidadão do mundo quando diz: “A pátria da alma excelente é todo o mundo”.




Sem comentários:

Enviar um comentário