O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

domingo, 18 de janeiro de 2015

GALILEU - SIDEREUS NUNCIUS




Nasce em Pisa a 15 de Fevereiro de 1564. Estudou na Universidade desta cidade, onde veio a ensinar Matemática, disciplina que com a astronomia leccionou na Universidade de Pádua.

No Diálogo dos Grandes Sistemas do Mundo, Galileu procede à exposição das duas teses astronómicas então em confronto. Por um lado o geocentrismo ptolomaico e por outro o heliocentrismo desenvolvido por Nicolau Copérnico.

Nos Discursos sobre as Duas Novas Ciências, trata da teoria da coesão da matéria e da ciência do movimento.
Não podemos desprezar, bem pelo contrário, o Sidereus Nuncius, a que infra nos referiremos.

Defendeu desde cedo a hipótese copernicana.

Em bom rigor a investigação científica começa com Galileu. Já não lhe basta um raciocínio lógico. Experimenta e observa.

Na mecânica estuda o pêndulo, o plano inclinado, a queda dos corpos e os movimentos acelerados.
Demonstrou a falsidade da premissa aristotélica, segundo a qual os corpos caem com velocidade proporcional ao seu peso.

Descobriu as leis da balística – previsão da trajectória dos corpos lançados através de campo gravitativo.

Tudo leva a crer que o telescópio – luneta – foi uma invenção do holandês Hans Lippershey. No entanto, aperfeiçoando-o, apresenta-o em Veneza em 1609 – combinou uma lente convergente e outra divergente, de diferente distância focal.

No ano seguinte descobre os satélites de Júpiter, as fases de Vénus e observa as manchas solares.
Apercebe-se que a esfera celeste tem muito mais estrelas do que as visíveis a olho nu. Deu-se assim conta que a Via Láctea é um conjunto imenso de estrelas.
Observa montanhas na superfície da lua, cuja altura calcula por via das suas sombras.
Observando as fases de Vénus, deduz que o planeta gira à volta do Sol.
As manchas solares vêm demonstrar que o Sol gira sobre si próprio.
Resumiu todas as suas descobertas num livro de 28 páginas, o Sidereus Nuncius.

Em 1633 corre um processo contra si e é condenado em Roma, tendo sido obrigado a retractar-se e a rejeitar publicamente a teoria heliocêntrica:
“Eu Galileu (...) com 70 anos de idade (...) tendo diante dos meus olhos os sacrossantos Evangelhos que toco com as mãos, juro que sempre acreditei, que creio agora e, com a ajuda de Deus, continuarei a crer em tudo o que defende, prega e ensina a Santíssima Igreja Católica e Apostólica (...). A falsa opinião de que o Sol esteja no centro do mundo e não se mova  e que a terra não seja o centro do mundo e se mova (...) dela abjuro de coração sincero e não fingida fé (...), maldigo e detesto tais erros e heresias (...), e se conhecer algum herege ou suspeito de heresia denunciá-lo-ei a este Santo Ofício ou ao inquisidor do lugar onde me encontre (...). Assino de meu punho e letra a presente cédula de abjuração, que recitei palavra por palavra em Roma, no Convento Della Minerva , no dia de hoje, 22 de Junho de 1633”.

Morre a 8 de Janeiro de 1642.




Sem comentários:

Enviar um comentário