O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

XENÓFANES DE CÓLOFON - O MONOTEÍSTA




Séculos VI – V a.C.

Xenófanes foi o iniciador da Escola Eleática. Esta afirma, que as denominadas coisas não são mais do que uma coisa.

Das suas Elegias pouco sabemos, apenas que defendeu o panteísmo e distinguiu a ciência da mera opinião.

O mundo é incriado, eterno e incorruptível. (Aécio)
Os homens nascem da terra e da água. Todas as coisas têm a sua origem na água.

Acreditava num único Deus, que “sem esforço dirigia todas as coisas pela força do espírito”.
O seu Deus é um deus total e é obviamente eterno e imutável, que dirige o mundo pela força incomensurável do seu espírito. Criticou veementemente Homero e Hesíodo: 
“Homero e Hesíodo atribuíram aos deuses as causas do opróbrio e da desonra dos mortais; o roubo, o adultério e a traição.
Os mortais julgam que os deuses são gerados como seres mortais, que se vestem, falam e possuem um corpo como o nosso.
Se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos, poderiam com elas apanhar os objectos e produzir obras como fazem os homens; os cavalos pintariam figuras divinas semelhantes a equídeos, os bois pintá-las-iam tauriformes, enfim, cada animal pintaria os deuses à sua própria imagem e semelhança.
Os etíopes afirmam que os deuses são baixos e pretos; os trácios dizem que os deuses têm olhos azuis e cabelos ruivos.
Há um só Deus, senhor soberano dos deuses e dos homens, que não se parece com os homens, nem pelo corpo, nem pela alma. Que vê o todo, pensa o todo, sabe o todo. Que tudo põe em movimento, por vontade do pensamento, sem esforço.”

Contrariou a doutrina da metempsicose, chegando mesmo a ridicularizar Pitágoras. Este, passava numa rua enquanto um cão estava a ser maltratado. Xenófanes, dirigindo-se a quem maltratava o animal, de forma a que Pitágoras o ouvisse, disse: “Pára, não lhe batas, é a alma de um amigo! Reconheci-o pela voz.”

Tinha um perfeito conhecimento das suas limitações, quer filosóficas quer teológicas: “Nenhum homem sabe nem saberá a verdade exacta acerca dos deuses e de todas as coisas de que falo. Mesmo que um homem pudesse dizer alguma coisa inteiramente verdadeira, não o saberia; só há conjecturas”.




Sem comentários:

Enviar um comentário