O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

TALES DE MILETO - O PRIMEIRO DOS FILÓSOFOS GREGOS




VII – VI a.C.

Terá sido Tales quem primeiro recebeu o epíteto de Sábio e quem é unanimemente tratado em todos os tratados e histórias da filosofia como o primeiro dos filósofos, por ter sido provavelmente o primeiro, a negar a tradição mítica e a iniciar o trilho do método científico. 

É possível que nada tenha escrito.

O fundador da escola jónica deve ter nascido no ano 624 a.C. e falecido em 546 ou 545, e para além de filósofo foi astrónomo, físico e matemático.   
Ficou famoso por ter predito um eclipse, que terá ocorrido em 585 a.C.
Como refere Aristóteles, na Política (1259,a), era bastas vezes censurado pela sua pobreza, que parecia mostrar a inutilidade da filosofia. Daí, a famosa história dos aluguer dos lagares de azeite, quando previu uma boa colheita de azeitona, demonstrando que se o sábio não enriquece é por que o não pretende.

Algumas sentenças morais, que lhe são atribuídas por Demétrio de Falera:
“ Evita os adornos exteriores e procura os interiores; Evita a compaixão alheia; Evita a desonestidade.” Há ainda quem lhe atribua a máxima, “Conhece-te a ti mesmo”, adoptada por Sócrates.

Segundo Cícero, afirmou ser a água a origem de todas as coisas, sendo Deus a inteligência criadora, tomando a água por matéria prima. Assim, a água para Tales é o primeiro princípio de todas as coisas, talvez a substância viva e divina do universo. Unida à água estaria uma força vivificante, o que o terá levado a afirmar que “tudo está pleno de Deus”.
“As aparências sensíveis levaram-no a tal conclusão, porque os seres vivos carecem de humidade para se manterem vivos, pois o que seca, morre, acontecendo por isso, serem húmidos todos os germes, os quais possuem uma seiva.” (Simplício)

Terá também afirmado que a terra repousa sobre a água (Simplício) e o Cosmos é Uno, sendo Deus a inteligência universal e o líquido elementar penetrado pela energia divina, que assim o coloca em movimento (Aécio).




Sem comentários:

Enviar um comentário