O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

domingo, 11 de janeiro de 2015

O MITO PLATÓNICO DA CAVERNA - OS HOMENS SÃO ESCRAVOS




O mito platónico da caverna, adapta-se com perfeição à ignorância generalizada dos nossos tempos. 
Os homens são escravos que se encontram agrilhoados numa caverna, apenas podendo olhar o seu fundo e as sombras que do exterior aí são projectadas. Para eles, sem qualquer outra compreensão, essas sombras são a única realidade que conhecem, nada mais conseguindo intuir, quer por ignorância quer por inépcia. Se um dos escravos se conseguir libertar, atingindo assim a almejada alforria, ir-se-á progressivamente habituando à luz, até que consiga contemplar a verdadeira realidade na sua integridade, inclusivamente o Sol. Se voltar à caverna, ofuscado pela luz exterior, não saberá discernir convenientemente as sombras e será escarnecido por todos os outros. No entanto, sentirá uma imensa compaixão com os que se satisfazem e comprazem no entendimento das sombras e da ilusão, ignorando a realidade.




2 comentários:

  1. Como você relaciona o mito das cavernas com a Homeopatia? Qual a reflexão envolvendo a homeopatia podemos tirar desse texto?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Lilian

    Como em tudo o resto na vida. O ser humano tem "vistas curtas". Daí o facto de apenas ver o que lhe "mostram", não usando as suas próprias faculdades para atingir a Realidade.
    Como costumo dizer em modos de brincadeira, "Deus pecou ao não ter concedido a todos os homens um cérebro" (a maioria pensa com as mentes alheias).

    Um abraço fraterno.

    JMA

    ResponderEliminar