O PENSADOR

O PENSADOR
RODIN

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

INICIAÇÃO AO ESTUDO DO RENASCIMENTO




Surgiu na Itália, na primeira metade do século XIV, um movimento denominado Renascimento. Este, é um verdadeiro regresso à cultura grega e latina, por oposição ao obscurantismo da Idade Média.

A filosofia grega era pesquisa, liberdade indagatória, busca da verdade. A filosofia da Idade Média, estribava-se fundamentalmente na verdade revelada, criando fortes amarras à liberdade investigatória essencial ao conhecimento filosófico, já por si limitado pelas imperfeições da razão.

Com o Renascimento há uma nova concepção do mundo, que não a aristotélica. Naturalistas – v.g. Bruno –, platónicos – v.g. Nicolau de Cusa – e cientistas – v.g. Copérnico –, são disso um exemplo. Pode afirmar-se que o pensamento moderno tem os seus fundamentos ou, se se quiser, o seu início neste período.

Copérnico, Galileu e Kepler, têm uma primazia justificada. Com o primeiro foi definitivamente destruída a cosmologia aristotélica, com o segundo a ciência moderna atinge o amadurecimento necessário conducente às múltiplas investigações posteriores, e todos, foram atacados ou perseguidos, quer por católicos quer por luteranos.




Sem comentários:

Enviar um comentário